segunda-feira, 2 de maio de 2011

Encontro de Quilombolas em Salvador


     Será realizado um Seminário Regional (de 03 a 06 de maio de 2011), com a participação de representantes das comunidades quilombolas, mobilizadores, representantes dos colegiados territoriais (coordenadores e assessores) e articuladores territoriais dos territórios: Alagoas “ Da Bacia Leiteira e Do Agreste; Bahia  “ Irece, Baixo Sul, Chapada Diamantina, Litoral Sul, Velho Chico; Paraí­ba - Médio Sertão; Pernambuco - Agreste Meridional e Sertão do Pajeú; Rio Grande do Norte “ Seridó; Sergipe - Baixo São Francisco. O Seminário terá duração de 04 dias (contando com a data de chegada e de retorno dos participantes) e serão sediado no Centro de Treinamento  de Líderes, rua Alves Ribeiro, em Itapuã, na cidade de Salvador  (Bahia). Esse Seminário é uma atividade do Projeto de Articulação e Acesso das Comunidades Quilombolas às Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural nos Territórios da Cidadania. Do Território Médio sertão estão indo 5 representações, 3 quilombolas, assessora territorial e um representante do colegiado.
 
APRESENTAÇÃO

    O Projeto de Articulação e Acesso das Comunidades Quilombolas às Polí­ticas Públicas de Desenvolvimento Rural nos Territórios da Cidadania, é uma realização do Instituto de Tecnologia Sócio Ambiental do Baixo Sul da Bahia “ Terragua em parceria com a Coordenação Geral de Acesso a  Terra e Cidadania da Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas. O objetivo geral do projeto a contribuir com o etnodesenvolvimento das comunidades quilombolas dos Territórios da Cidadania por meio da sua inserção social, da promoção da sua autonomia e articulação com as políticas públicas de desenvolvimento rural, além de impulsionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades com a criação de um cenário propí­cio ao aperfeiçoamento dos seus sistemas produtivos, ao fortalecimento  organizacional e a sua participação e efetivo controle social das políticas públicas.
Como objetivos especí­ficos, o projeto propõe realizar reuniões com representantes das diversas instâncias estaduais e territoriais para divulgação das atividades do projeto, coleta de informações e construção de estratégias de fortalecimento das comunidades quilombolas participantes; realizar cursos de capacitação para representantes quilombolas; realizar Seminários Regionais; e implantar um programa de comunicação, possibilitando uma articulação em rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário