quarta-feira, 19 de outubro de 2011

1ª Conferência Territorial da Juventude discute Políticas Públicas para o Médio Sertão Paraibano

O evento visou a formulação de propostas que serão discutidas nas Conferências Estadual e Nacional de juventude


Realizou-se entre os dias 17 e 18 de outubro, na cidade de Patos-PB, a 1ª Conferência Territorial de Políticas Públicas de Juventude do Território do Médio sertão Paraibano. O evento reuniu representantes dos municípios que constituem a região do médio sertão do estado. Com o objetivo de traçar propostas de políticas em benefício da comunidade juvenil, a serem encaminhadas à conferência estadual de juventude, que será realizada nos próximos dias 28, 29 e 30.
Na segunda-feira (17), a programação da conferência teve início às 12h. Após abertura com um momento de espiritualidade e apresentação dos participantes, foram exibidos vídeos de curta-metragem, abordando temáticas, como educação, identidade, inclusão da mulher e cultura. Destacando medidas de mobilização social, partindo do ambiente rural.
A militante jovem, Sanderline Ribeiro, 31 anos, da cidade de Rio Tinto-PB, apresentou relato sobre experiência desenvolvida no território da zona da mata norte. Através da formação de uma comissão de juventude, voltada para o desenvolvimento de políticas públicas ligadas aos jovens. Para ela, a constituição de uma comissão no território do médio sertão, é uma oportunidade de se abrir portas para o desenvolvimento local. “Essa seria uma medida para que a juventude, em especial a juventude rural deste território, tenha a oportunidade de contribuir para um desenvolvimento rural sustentável. Através da formação de uma câmara temática nesse setor, os jovens poderão estar inseridos nas discussões de políticas públicas”, explicou. Desse momento de troca de experiência foi criado o Comitê Setorial de Juventude do Território do Médio Sertão, contando com a participação de representantes jovens dos municípios presentes, e marcado um próximo encontro nos dias 24 e 25 de novembro.
A abertura oficial do evento ocorreu às 20h, com apresentações da banda filarmônica, e grupo de flautistas da cidade de São José do Bonfim-PB, além de canto do hino nacional.


Na terça-feira (18), às 9h, tiveram início as discussões sobre as políticas públicas de beneficiamento para a juventude. Após a leitura do regimento interno da conferência, foram levantadas reflexões sobre os motivos para se realizar a conferência a nível territorial, além da importância da participação dos jovens como agentes ativos na sociedade.
Sob a pergunta orientadora: “Quais as prioridades para o plano nacional de juventude 2012-2015?”. Foram formados cinco grupos de discussão, abordando os eixos: Direito ao desenvolvimento integral (educação, trabalho, cultura e comunicação); Direito ao território (cidade, rural, transporte público, meio ambiente, povos tradicionais); Direito a experimentação e qualidade de vida (saúde, esporte, lazer, tempo livre); Direito a diversidade e vida sagrada (segurança, respeito a diversidade e direitos humanos) e Direito a participação. 
A conferência, que contou com a participação de representantes de cerca de 20 municípios do Médio sertão Paraibano, teve seu enceramento às 16h. Além do levantamento das propostas para efetivação dos direitos da juventude, foram eleitos 10 representantes, entre delegados e suplentes, que participarão da Conferência Estadual de juventude.

Por Jéssica Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário