sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Seminário sobre o SUASA no Território Médio Sertão

Aconteceu hoje no auditório do SEBRAE a Oficina sobre o SUASA - Sistema Único de Atenção a Sanidade Agropecuária. Esse sistema deverá ser implantado na Paraíba - e no Brasil - e tem o objetivo de qualificar sanitariamente os produtos agropecuários, sobretudo aqueles processados, como por exemplo o queijo. A adesão ao SUASA pelos municípios poderá ser feita individualmente ou através de consórcio público e requer uma série de ações que vão desde questões administrativas, legais até a mudança de comportamento de toda a cadeia produtiva. Existe ainda muitas dúvidas sobre o Sistema, mas na avaliação de profissionais da área é uma ação que vai trazer muitos benefícios para a produção agropecuária, pois vai preparar os agricultores e possibilitar sua inclusão no mercado. Infelizmente o evento não contou com a participação dos/as prefeitos/as, apenas Daniel Wanderley de Maturéia estava presente, o que foi um ponto negativo avaliado pelos presentes, já que a implantação do sistema depende muito do poder executivo, inclusive a previsão dos custos de operacionalização do sistema nos orçamentos municipais. 

Os encaminhamentos do evento foram basicamente, a sensibilização dos gestores municipais e a socialização do assunto com a sociedade civil, sobretudo os/as agricultores/as, para isso formou-se uma comissão composta de várias instituições, dentre elas o Colegiado do Médio Sertão, EMATER, FETAG, Secretarias municipais de Agricultura, educação e saúde, dentre outras.

Vamos a luta, o importante é estarmos ao lado dos que irão precisar transpor mais esse obstáculo, os/as agricultores/as familiares.


Por Val - AT CODETER MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário